blog post pri e bruna

Utilizando Design the Box para construir a visão do produto de forma compartilhada e divertida

Aqui na Bravi nós criamos produtos de uma forma iterativa e incremental, não criamos planos gigantes que não atenderão a necessidade do nosso cliente daqui a poucos meses. Essa é a magia de empresas que entendem a proposta do manifesto ágil e o valor “responder à mudanças mais que seguir um plano”. Porém, para garantir que o produto criado atenda o que o cliente precisa, é necessário que o time entenda e compartilhe a visão do produto que será criado.

Existem diversas formas que a sua equipe pode utilizar para criar essa visão, mas fato é, que é muito melhor quando podemos fazer nosso trabalho de uma forma divertida, não é mesmo? Por isso, aqui nós gostamos de utilizar o jogo Design the Box.

 

Design the box e a visão do produto

Uma forma bem resumida de descrever esse jogo é com a frase “antes de começar, foque no final”. Justamente porque a ideia dele é criar a caixa física de um produto, mesmo que ele não venha a ser vendido em uma caixa, na prateleira de uma loja.

Fazemos isso porque imaginar a embalagem auxilia os times a focarem no que é realmente importante para o produto e para seus clientes. Quando criamos a caixa do produto, começamos a pensar na experiência que o usuário terá quando ele existir, afinal são essas as informações que precisam estar na caixa.

blog post pri e bruna 2

Imagine-se entrando em uma loja para comprar uma televisão nova, o que chamaria a sua atenção? Você compararia as funcionalidades, seria atraído por uma marca, tentaria saber o que diferencia aquela das demais, gostaria de saber se aquela é a televisão correta para você.

Então, quando começamos a pensar nessas características, acabamos levantando alguns pontos super importantes da experiência do usuário, o que nos ajuda a focar na ideia principal do produto. Refletir sobre público-alvo e benefícios, por exemplo, garante que não vamos tentar resolver todos os problemas de todo mundo.

Normalmente o que acontece durante esse jogo é que os times concordam em muitas coisas e discordam em várias outras, mas tudo bem porque é exatamente essa a ideia.

O propósito é fazer com que o time discuta as mais distintas opiniões e chegue num consenso quanto ao produto.

Esse consenso se transformará na visão do produto (product vision statement), uma breve descrição clara e convincente de onde você quer chegar, te ajudando a traduzir o valor do seu negócio para sua equipe e clientes.

A visão compartilhada do produto serve também para motivar as pessoas, conectá-las ao produto e inspirá-las, ajudando os times a tomarem decisões de forma mais assertiva quando, por exemplo, precisam decidir entre uma funcionalidade e outra em algum momento do projeto.

Após toda a discussão e a caixa do produto pronta, fica super fácil preencher o template abaixo da visão do produto:

Para [cliente],

cujo [problema],

o [nome do produto]

é um [categoria do produto]

que [principal benefício].

diferentemente da [alternativa existente ou principal concorrente],

o nosso produto [slogan – destaque]

Assim, o Design the box auxilia o time a comunicar as suas ideias de uma maneira visual, para que todos possam no final compartilhar da mesma opinião e construir a visão do produto em conjunto.

Achamos interessante deixar a caixa e o product vision statement próximos de onde o time trabalha, assim todos estarão sempre em contato com a visão e poderem revisitá-la ou alterá-la sempre que for necessário.

blog bruna e pri

Quer aprender como rodar essa dinâmica na sua empresa?

A Bruna e a Priscila estiveram recentemente na conferência Scrum Gathering Rio ensinando como facilitar esse workshop, vocês podem ler toda a explicação nos slides que elas utilizaram.

Baixe aqui um template para imprimir a sua caixa

http://www.userfocus.co.uk/pdf/DesignTheBox.pdf

Baixa aqui o template das cartinhas de ingredientes:

http://www.slideshare.net/PriscilaMachado25/vision-statement-design-the-box-ingredientes

Referências:

http://gamestorming.com/games-for-design/design-the-box/

http://www.designgames.com.au/design-the-box/

http://www.userfocus.co.uk/articles/uxvision.html

http://www.romanpichler.com/blog/tips-for-writing-compelling-product-vision/

http://designresearchtechniques.com/casestudies/design-the-box/

http://www.caroli.org/atividade-escrevendo-colaborativamente-a-visao-do-produto/

http://www.userfocus.co.uk/pdf/DesignTheBox.pdf

http://www.funretrospectives.com/

 

__________________________________________________________________________________________________

Priscila Machado
UX Designer
Veja o perfil completo
@agirlnamedpri

Bruna Carlos
UX Researcher
Veja o perfil completo
@brunaevaldt