Science of leadership

Onde a ciência encontra a liderança

Um líder é uma pessoa que tem visão de um objetivo maior e consegue influenciar, guiar pessoas para alcançar o objetivo.

Um líder precisa ter a capacidade de estar ciente de suas emoções, ele precisa se perguntar o que fala, o que faz, como age, quando esta sentindo feliz, triste, estressado.

selfaware

Além de saber responder essas perguntas um líder precisa saber como controlar essas emoções.

No livro The Chimp Paradox o autor explica nossa mente em três partes: o macaco, o computador e o humano.

  • O computador é onde estão respostas automáticas em piloto automático, se você tem respostas negativas programadas então mude para respostas positivas.
  • O macaco é uma máquina emocional que pensa independente da gente, não é boa nem má é apenas um macaco, você não é responsável pela natureza do macaco, mas é responsável em controla-lo. O macaco toma decisões puramente em emoções, se atira em conclusões e é muito mais forte que o humano.
  • O humano é a parte racional, é a parte capaz de controlar o macaco. Para controlar o macaco você precisa ouvi-lo, deixar ele se acalmar e depois ter uma conversa logica com ele.

chimp

Saber controlar nossas emoções é uma coisa muito importante porque emoções são contagiosas, principalmente em um líder, pois todos seus seguidores vão receber a energia que ele esta passando. Um líder tem influência sobre as pessoas, logo as pessoas ao redor vão ser influenciadas pela energia que ele esta passando. E pessoas são movidas a emoções, é muito importante passar a energia certa.

Dr. Masaru Emoto fez um estudo onde colocou diferentes sons, palavras, imagens, sentimentos em frente a cristais de água. Pode-se observar que os cristais foram moldados de acordo com o sentimento a que foi exposto. Quando falaram palavras boas, gentis, os cristais tomaram formas muito bonitas e quando falaram palavras negativas os cristais tomaram uma forma estranha e desagradável.

emotowater

Nosso corpo é composto por até 60% de água, todas palavras que ouvimos, sentimentos que temos moldam boa parte do nosso corpo.

Emoções positivas podem ampliar nossa visão, abrir nossas mentes, aumentar nossa resiliência. Foram feitos estudos que mostraram que quem foi exposto a emoções positivas antes de uma tarefa teve um desempenho melhor.

positive

Richard Boyatzis, professor considerado especialista em Inteligencia Emocional, explica que sendo positivo você abre possibilidades. Doug Lipp, ex-chefe na Disney University, fala que ao invés de falar “Não, porque…” devemos falar “Sim, se…”. O simples fato de mudar duas palavras altera completamente o número de possibilidades que podem surgir.

É muito importante para um líder perceber não só a si mesmo, mas perceber a emoção das pessoas ao seu redor. Para sempre contagiar pessoas com boas energias e abrir possibilidades.

listen2what2

Um líder precisa saber ouvir as pessoas, ouvir não só as palavras que elas estão dizendo, mas ouvir sua linguagem corporal, expressões faciais, sentimentos. Um líder precisa ter empatia.

Sendo um mestre em sentimentos, um líder consegue gerenciar conflitos ajudando as pessoas a se entenderem, consegue criar e cultivar relacionamentos, consegue inspirar, motivar e influenciar pessoas.

Um líder além de ser um mestre de sentimentos, precisa ser confiante, resiliente e abandonar o ego. Pessoas inseguras são aquelas que se sentem vulneráveis ou inferiores de alguma forma ou tem um senso de vulnerabilidade de modo a ser uma ameaça para sua imagem ou ego. Um líder precisa ajudar as pessoas a sair dessa zona de medo, precisa ajudar as pessoas a abandonar o ego e se tornarem resilientes.

ego-soul

Adaptação é um aspecto importante em um líder. Ele precisa sempre estar aberto a feedbacks, largar qualquer tipo de ego e se adaptar. Como Bruce Lee diria: “Esvazie sua mente, não tenha forma, seja moldável, como a água. Se você colocar água em uma xícara, ela se transforma na xícara. Se você colocar água em uma garrafa, ela se transforma na garrafa. Se você colocar água em um bule, ela se transforma no bule. Água pode fluir, ou pode colidir. Seja água meu amigo.”

be-water

É através de mudanças que a gente vai evoluindo, se adaptando e se tornando melhor cada dia.

Um líder precisa ser feliz, se divertir, ter força de vontade, sorrir e nunca desistir.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

meround

Bruno Leonardo Michels
Software Engineer
bruno.michels@bravi.com.br
Veja o perfil completo