Captura de Tela 2017-02-20 às 12.06.08

O que são bots?

Bots, ou chatbots, não são nada mais nada menos do que softwares programados para automatizar atividades normalmente realizadas pelas pessoas, como por exemplo, agendar um evento no seu calendário, ou dar suporte para clientes pela internet, etc. Em outras palavras, bots são robôs capazes de realizar tanto atividades mais simples como aquelas mais complexas de natureza repetitiva.

Porque empresas vem optando por utilizar bots?

Bots são muitas vezes utilizados pois conseguem produzir em uma velocidade muito maior do que qualquer humano seria capaz, e de maneira muito mais precisa e eficiente. Como hoje em dia estamos com menos tempo para mais atividades, os bots são a melhor escolha para uma empresa que busca se manter competitiva no mercado.

Alguns dos empregos que geralmente vem sendo realizados por bots segundo a Forbes

  • Agentes de suporte ao consumidor
  • Atendentes de restaurante fast food
  • Assistentes pessoais
  • Gerentes de Mídias Sociais

Isso quer dizer que corremos o risco de sermos substituídos por robôs? Vamos perder nosso emprego?

Essa é uma questão muito debatida atualmente na esfera mundial. Enquanto alguns especialistas dizem que passar o trabalho para os robôs aumentará o desemprego, outros defendem que estas máquinas não substituirão o esforço humano, mas ajudarão a aumentar a sua capacidade e eficiência.

De acordo com um estudo realizado pela Oracle, os “chatbots” e a realidade virtual poderão resolver um problema com que as empresas se deparam na sua relação com os clientes: o tempo de espera. Porém, é opinião comum que as pessoas continuarão a fazer a diferença.

A BBC divulgou que em 2015, foram vendidos 179 mil robôs industriais ao redor do mundo, de acordo com a Federação Internacional de Robótica.

_______________________________________________________________________

Faiga Fialho Schmidt
Marketing Team
faiga.schmidt@bravi.com.br
Veja o perfil completo