Simple-kanban-board-Bruno

Gerencie projetos com mais agilidade

No mês passado eu e alguns colaboradores participamos do curso de Kanban certificado pela Lean-Kanban University, curso que segue um curriculum padronizado em todo o mundo pela LKU e por David Anderson, o criador da abordagem Kanban.

Post Bruno Q 3

O ponto mais importante é entender o que é o Kanban e porque nós precisamos dele. Utilizando as palavras do instrutor Rodrigo Yoshima, Kanban é o caminho para transformar o seu ambiente de trabalho. Se você não está contente com os resultados do seu processo atual – independente de qual processo seja – Kanban fornecerá ferramentas para você compreender os problemas, influenciar pessoas e mudar seu processo gradativamente, com segurança, sem os riscos de grandes mudanças radicais de um processo tradicional.

Vale ressaltar para quem ainda não conhece o Kanban que não estou falando aqui do famoso quadro de Kanban utilizado no Scrum. O Kanban em questão aqui é um método que envolve diversas técnicas e ferramentas. Não se preocupe, ele é um método extremamente ágil, você não deixará de ser “ágil” se resolver adotar o Kanban no lugar do Scrum, por exemplo.

Vou citar alguns pontos que mais me chamaram atenção e quem sabe te influenciar a pesquisar um pouco sobre isso.

Sistema Puxado

Sistema puxado ou produção puxada é fazer o necessário quando necessário, ou seja, reduzir o máximo o desperdício desenvolvendo apenas o que o cliente comprou. Algo que me atraiu bastante no sistema puxado é a facilidade que isso dá em relação a mudanças que vem do cliente. Você passa a ter na sua fila somente o necessário para uma entrega contínua ao seu cliente, não tendo prejuízo quando a mudança for necessária, já que sabemos que ela é sempre necessária.

WIP – Work In Progress

WIP significa Work In Progress é o que está em execução naquele determinado ponto do processo. O Kanban mostra que é possível  entregar a mesma quantidade de tarefas se limitar seu WIP, isso por que as pessoas simplesmente são sequenciais. Nós não fazemos mais de uma tarefa exatamente ao mesmo tempo. Temos que parar uma para começar outra. Estudos também comprovaram que temos uma grande perda quando tentamos exercer muitas tarefas simultâneas. O tempo para lembrar o que era a outra tarefa, que estava parada, e o que precisa ser feito, é nocivo para o fluxo. É claro que o tamanho do seu WIP deve ser analisado sempre e, dependendo do cenário, ele pode ser maior ou menor.

Post Bruno Q 1

Meça e Gerencie o Fluxo

É importante ressaltar que no desenvolvimento de software estamos sempre estimando e trabalhar com estimativas de projetos é uma tarefa difícil. Logo após o curso de Kanban ouvi uma palestra do Bruno Brandes e, como ele explica, muitas vezes os times estão preocupados em estimar a variabilidade das atividades, ou seja, o tamanho de cada tarefa a ser executada. Porém, essa preocupação é deixada de lado para estimar a capacidade, já que quase sempre ela é considerada sem nenhuma variabilidade.

Post Bruno Q 2

O método Kanban irá te fornecer números como o seu Throughput e gráficos como o Cumulative Flow Diagram. Com essas informações em mãos você poderá “estimar” suas entregas em cima de bases estatísticas da velocidade do seu time, a probabilidade de acertar o tempo que estimou será muito maior do que no método antigo (o chute). Além disso com o CFD você conseguirá enxergar exatamente onde está o gargalo deu seu projeto. Não adianta pedir pro time de desenvolvimento produzir mais se o projeto está travado na área de teste ou em homologação com o cliente.

Eu poderia citar mais benefícios e ferramentas do kanban mas esse texto iria muito longe, por isso, finalizo deixando alguns itens que valem a pena a pesquisa e leitura:

  • Geração de Valor e Desperdício
  • Sistema Puxado e Sistema Empurrado
  • Controle de Fluxo
  • Métricas Lean e Kanban
  • Cumulative Flow Diagram
  • Lead Time Control Chart
  • Throughput
  • Kaizen – O processo de melhoria incremental
  • Cost-of-Delay
  • Trello Kanban Analysis Tool

 

__________________________________________________________________________________________________

Bruno Quintella
Delivery Project Manager
bruno.quintella@bravi.com.br
Veja o perfil completo