business icons

Entenda o que é Data Literacy

Muito tem se falado sobre Big Data, termo que vem assustando muitas pessoas.

Mas Big Data é um conceito simples de entender. Big Data é nada mais, nada menos do que um grande volume de dados que são coletados diariamente pelas empresas, de maneira involuntária.

Aí você deve estar se perguntando, empresas vem colhendo dados por décadas, então porque só agora esse conceito está tão em alta?

Certo, análise de dados realmente não é um assunto novo, bem pelo fato de já vir contando histórias e comprovando hipóteses por muitas décadas. Mas o que difere estes dados do tão falado Big Data, é justamente a qualidade e quantidade destes dados, que são coletados em um volume muito maior hoje, permitindo que a análise mostre detalhes muito mais completos.

Ok, até então fácil de entender certo? Mas a coisa complica quando chega a hora de saber o que fazer com essa grande quantidade de dados. Então não importa se você sabe, e está ciente dos dados coletados, se não souber como utilizá-los em prol do seu negócio. Big Data pode, e deve, ser analisado constantemente para servir de base para o planejamento e decisões estratégicas da empresa. A Umbel por exemplo, coleta 18.446.744.073.709.600.000 dados por pessoa por segundo.

Agora você entende porque isso parece tão assustador? Fica até difícil de falar esse número com tantos pontos, não é mesmo?  

Sem problemas, é aqui que entra o Data Literacy (ou Alfabetização dos Dados) conceito importantíssimo que está diretamente ligado ao Big Data. Data Literacy é justamente a habilidade de transformar este monstrinho em algo mais agradável, mais fácil de lidar. Em outras palavras, data literacy são as competências, conhecimentos e o contexto necessário para fazer uso efetivo de dados e insights. Ele inclui as competências em TI para encontrar, acessar e manipular dados; as habilidades estatísticas para interpretar e utilizar os dados; bem como o contexto necessário para criar a oportunidade e motivação para usar estes dados.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, participe do workshop ministrado pelo nosso expert Marcelo Pias na International Week PUC-RS, onde ele explicará porque empresas devem analisar seus próprios dados.

Ou deixe seu e-mail aqui para receber informações e insights direto dos nossos cientistas.  

Background vector designed by Freepik

__________________________________________________________________________________________________

Faiga Fialho Schmidt
Marketing Team
faiga.schmidt@bravi.com.br
Veja o perfil completo