20160420202913-shutterstock-370389194

Cultivando Valores: Descubra como aumentamos a nossa produtividade

Os valores de uma empresa são crenças e atitudes que dão personalidade a empresa. Estes valores já estão presentes antes mesmo de você saber definir quais são.

É importante saber identificar os bons valores pois assim você pode cultivá-los. Vivenciando e trabalhando os valores diariamente é possível criar uma forte cultura interna onde há bons relacionamentos, boas atitudes. E nesta receita temos o ingrediente secreto da Bravi que é a felicidade. Sabemos que pessoas felizes são mais produtivas e que elas vão dar o melhor de si.

A cultura de uma empresa é a chave principal para abrir portas. Como alguns grandes lideres dizem:

“O único propósito para mim, na construção de uma empresa, é para que essa empresa possa fazer produtos. Um deles é um meio para o outro. Ao longo do tempo, você percebe que a construção de uma empresa muito forte com uma base muito forte de talentos e da cultura de uma empresa é essencial para fazer grandes produtos.”

Steve Jobs
Steve Jobs, CEO, co-fundador e ex-CEO da Apple

 

“Nossa prioridade número um é a cultura da empresa. Toda nossa crença é que se você acertar na cultura a maioria das outras coisas como prestar um ótimo serviço ao cliente ou a construção de uma marca duradoura a longo prazo vai acontecer naturalmente por conta própria.”

tony-hsieh
Tony Hsieh, CEO, Zappos

 

“A única coisa que temos é um ao outro. A única vantagem competitiva que temos é a cultura e valores da empresa. Qualquer um pode abrir uma loja de café. Nós não temos tecnologia, não temos nenhuma patente. Tudo o que temos é a relação em torno dos valores da empresa e o que trazemos para o cliente todos os dias. E todos nós temos que ter isso.”

Howard Schultz, CEO da Starbucks
Howard Schultz, CEO da Starbucks

Nós na Bravi temos definidos 10 valores, que chamamos de nosso Manifesto. São eles:

#manifesto
Alignment Brings Autonomy (alinhamento trás autonomia): acreditamos que com um objetivo claro e a visão alinhada todos temos autonomia para fazer o melhor possível para atingir nosso objetivo.

#manifesto
Be Grateful (seja grato): somos felizes, muito felizes, colegas até falam para sermos menos felizes (de brincadeira) mas não adianta nada. Nós olhamos onde estamos, o que temos e conseguimos perceber o quanto a gente já conquistou.

#manifesto
Change is Welcome (mudança é bem-vinda)
: mudanças acontecem, precisamos sempre nos adaptar a diferentes situações e também mudar para evoluir. Como Bruce Lee diria: “Esvazie sua mente, não tenha forma, seja moldável, como a água. Se você colocar água em uma xícara, ela se transforma na xícara. Se você colocar água em uma garrafa, ela se transforma na garrafa. Se você colocar água em um bule, ela se transforma no bule. Água pode fluir, ou pode colidir. Seja água meu amigo.”

#manifesto
Don’t Assume Make Sure (não assuma, certifique-se)
: sempre que temos dúvidas nós procuramos garantir o que tem que ser feito. Em muitas situações seria possível assumir alguma informação mas nem sempre ela estaria correta. Para evitar muitos problemas futuros nós sempre garantimos que estamos começando certo.

#manifesto
Don’t be a Hero (não seja um herói)
: somos um grande time com um objetivo em comum, ninguém está sozinho enfrentando o mundo inteiro. Nós agimos como um time sempre colaborando para que ninguém tenha que salvar o mundo sozinho.

#manifesto
Feedback is King (Feedback é rei)
: feedback na Bravi é uma coisa super legal, estamos sempre elogiando nossos colegas pelas coisas legais que eles fazem. Nós escrevemos coisas legais para eles na Bravi Timeline deles. Nós também temos reviews onde vários colegas respondem três perguntas: “Quais são os pontos fortes?”, “Quais são os pontos fracos?” e “O que poderia sabotar no futuro?”. Através dessas perguntas a gente consegue extrair um monte de informação para entender o que as pessoas estão pensando e o que devemos fazer para evoluir.

#manifesto
Have a Focus on Self Improvement (tenha foco em auto-aperfeiçoamento)
: todos na Bravi de uma forma ou de outra sempre estão procurando evoluir. Seja tecnicamente, pessoalmente ou como for.

#manifesto
Listen to People (escute as pessoas)
: escutar as pessoas vai muito além de escutar as palavras que estão saindo da boca delas. Temos que entender a pessoa de verdade, “o que ela está falando?”, “o que ela está pensando?”, “o que ela está sentindo?”, “por que ela está falando isso?”

#manifesto
Share Your Ideas (compartilhe suas ideias)
: todos temos ideias muito legais e essas ideias ficam ainda mais legais quando compartilhamos. Na Bravi nós já criamos várias coisas, como o “bomboneiro”, um robozinho que ficava controlando o peso da água e acendia uma luz quando a água estava acabando. Também surgiu um aplicativo de gerenciamento de conhecimento “Knowhow”. Mas ideias não se limitam apenas a programação, também tivemos quadros de post-its para coletar feedback, ideias para organizar grupos de estudo. Muitas ideias legais surgem quando a gente compartilha, muitas vezes mais de uma pessoa teve a mesma ideia e elas se juntam para fazer acontecer.

#manifesto
Take Responsibility (tome responsabilidade)
: saiu da sala de reunião? Desligue a TV, desligue o ar, arrume a mesa e as cadeiras. Acabou a água? Troque ou avise alguém para trocar. Cuide das coisas e também do código.

Com os valores que identificamos na Bravi nós já conseguimos criar uma cultura incrível. Estamos sempre cultivando nossa cultura e tentando melhorar. Isso tudo faz com que trabalhar na Bravi seja uma experiência inigualável.

 

__________________________________________________________________________________________________

Bruno Leonardo Michels
Software Engineer
bruno.michels@bravi.com.br
Veja o perfil completo