post-apps

Comparativo: as diferenças entre desenvolvimento nativo, híbrido e web app no contexto mobile

Para quem está entrando no mundo dos aplicativos mobile, muitas vezes fica difícil entender todos os termos, metodologias, modelos, diferenças e tudo que envolve a criação de um app. Existem diversas possibilidades dentro do projeto, características que influenciam no tempo de execução, custo, tipo de profissional que deve ser contratado e diversos outros fatores. Uma questão básica, mas que impacta muito no projeto é definir se o aplicativo será nativo, híbrido ou web. Acompanhe o artigo e entenda os conceitos.

Web app

Ao criar um site, é possível desenvolver um layout que se adapte aos tamanhos de tela de diferentes dispositivos. Isso se chama site responsivo e garante que a experiência do usuário não seja prejudicada na mudança de visualização de um desktop para celular, por exemplo. Isso é feito para melhorar a experiência e a acessibilidade do site, mas não contempla a execução de um projeto focado nas características de interação de um app mobile.

Por esse motivo, existem os web apps, que são projetados focando desde o início na aplicação em dispositivos mobile e simulam uma interatividade envolvendo as necessidades e peculiaridades desse tipo de experiência do usuário. O resultado chega perto, mas essa solução não abrange todas as funcionalidades que um app pode ter, conectividade com os outros recursos do celular, como câmera, GPS e notificações e uma experiência do usuário adequada.

Aplicativo Nativo

Um aplicativo nativo é criado especialmente para o sistema operacional que é solicitado. Assim, ele está preparado para o formato de usabilidade que o usuário daquele sistema está acostumado. São utilizadas diferentes linguagens para o desenvolvimento do app, levando em consideração qual é melhor para cada sistema. Esse formato possibilita que o usuário tenha a melhor experiência possível. Além disso, o app pode acessar o GPS, câmera e outras funcionalidades do celular. Geralmente o tempo de projeto e o preço são mais elevados, se o app for desenvolvido para mais de um sistema, por ser um projeto mais complexo e precisar de profissionais mais especializados. Porém, possui melhor qualidade de interação.

Aplicativo Híbrido

O aplicativo híbrido é uma solução que utiliza características do desenvolvimento de um app nativo e de um web app. Ele pode ser desenvolvido de várias maneiras, mas basicamente, é criado um código em HTML5 que será envolto por um “pacote” nativo. Dessa forma, não é necessário criar mais de um código, porque por meio de ferramentas e recursos, o HTML5 será lido e traduzido para diferentes linguagens aceitas nos sistemas operacionais. O desenvolvimento se torna mais fácil e por estar em um envoltório nativo, simula uma interação e experiência de uma aplicação nativa.

Essa solução se torna mais simples, impactando no preço e tempo, mas oferece certas limitações. A experiência do usuário é de qualidade intermediária, pelo fato de o projeto não aproveitar todas as particularidades e potencialidades dos sistemas operacionais.

Quadro Comparativo

Para você entender um pouco melhor sobre as diferenças, preparamos um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de aplicação para mobile. Atenção, nosso time de desenvolvedores alerta: as comparações trazem uma visão geral do assunto, mas tudo depende da forma como o profissional desenvolverá o app e de qual o objetivo dele.

quadro-compartivo-apps

O quadro comparativo mostra que cada forma de desenvolvimento possui suas vantagens e desvantagens e a escolha da melhor solução vai depender do tipo de app que você deseja criar, qual o objetivo e os resultados a serem atingidos. Nós desenvolvemos um artigo sobre os questionamentos que você deve se fazer antes de criar um app que pode te ajudar a tirar essas dúvidas.
Caso ainda tenha algum questionamento, não hesite em compartilhá-la nos comentários ou entrar em contato conosco!

*Esse artigo foi escrito de forma colaborativa, envolvendo o Product Team da Bravi na produção.