GEEKIE NEW YEAR-01

6 resoluções geek de ano novo que você tem que seguir

2017 chegou (até que enfim!)! Ano novo, vida nova…novos desafios. Chegamos naquela famosa época em que olhamos para trás e refletimos sobre tudo o que passou no ano anterior e estabelecemos resoluções para um ano novo especial. Mas quem sabe pulamos a parte da reflexão e vamos direto à parte boa? Afinal, garanto que nenhum de nós quer pensar em 2016. Xô coisa ruim!

Aí vão algumas resoluções de ano novo que todos os usuários de computadores, tablets, celulares, internet, ou seja pessoas, deveriam fazer!

Alterar suas senhas… Todas!

Uma senha como “Tr4v4lh3&3” pode parecer segura por ter caracteres especiais, letra maiúscula, números… mas não se engane, uma senha assim pode ser quebrada em aproximadamente 3 dias com um programa de força bruta fazendo 1000 tentativas por segundo.

Para ter uma senha segura pense em uma “frase”, por exemplo “janela aberta quatro cores”, além de ser humanamente legível e mais fácil de lembrar, levaria aproximadamente 550 anos para quebrar.

resoluções

Adaptado de xkcd.com

Fazer backup dos seus arquivos na nuvem (Google Drive, One Drive, Dropbox…)

Hoje existem diversos serviços de armazenamento de arquivos que ficam na nuvem.

  • Google Drive
  • One Drive (Microsoft)
  • Dropbox
  • outros…

Você pode utilizá-los para guardar seus arquivos e por estarem na nuvem você também pode acessá-los de qualquer lugar.

Verificar se seus emails estão seguros

Com o nosso dia a dia girando cada vez mais em torno das plataformas digitais, é sempre bom verificar ao longo do ano se os e-mails que sempre utilizamos continuam seguros.

Através do site Have I Been Pwned, é possível verificar se suas contas estão bem ou se foram comprometidas de alguma forma, além de obter informações sobre brechas e ataques.

A chance é pequena, mas caso seu e-mail tenha sido comprometido, considere mudar a senha de todas as contas que possuem senha igual ou parecida com a de seu e-mail comprometido.

É sempre bom prevenir, não é?

Criar um arquivo com informações de contato para proteger seu pendrive

Se você precisa levar um pendrive com você aonde for, pode ser interessante criar um arquivo contendo algumas de suas informações de contato.

Assim, caso você sem querer acabe perdendo seu pendrive em algum lugar inesperado, poderá aumentar as suas chances de recuperá-lo caso ele tenha um arquivo com as suas informações.

Uma dica é criar um arquivo de texto com nome “LEIA-ME CASO ENCONTRADO”, e dentro dele colocar seu nome, telefone para contato e, caso prefira, um e-mail para que a pessoa entre em contato com você para devolvê-lo!

Encontrar o sol por trás de uma caixa de entrada limpa

Limpe sua caixa de emails. Você pode arquivar todos emails que já resolveu, no Google Inbox basta marcar o email como “Done”.

No Inbox/Gmail com a caixa de entrada limpa você vê um sol com nuvens atrás. Dessa forma os emails não viram uma distração e você não precisa se preocupar com o que já passou.

Mantendo a caixa assim permite que você consiga dar mais atenção para os emails novos.

Gerenciar suas tarefas conforme você pensa

Segundo Adam Savage (do Mythbusters) a única diferença entre ciência e brincar por ai é anotar (“The only difference between science and screwing around is writing it down”).

No nosso dia-a-dia nós utilizamos diversas ferramentas para gerenciar tarefas, anotar passos, resultados, etc.

Algumas das ferramentas que usamos são:

Worflowy

Funciona como um cérebro pois é possivel anotar informação de forma hierarquica e consultar/buscar informações a qualquer momento. Você lembra como fez uma determinada tarefa há 6 meses atrás? Com o Workflowy é possível relembrar exatamente todos os passos, sem precisar descobrir tudo novamente.

Evernote

Excelente ferramenta para guardar blocos de informações com anexos, imagens e vídeos.

Trello

Você pode criar listas (ex: “Para fazer”, “Fazendo”, “Feito”) e colocar tarefas de acordo. Tarefas ficam mais simples quando se consegue visualizar o fluxo, o quanto já foi feito e o quanto falta. O Trello serve não só para desenvolvimento de software mas para qualquer coisa.

Veja Trello Inspiration.

Todas essas ferramentas lhe ajudarão a completar diversas tarefas. Por isso, coloque estas dicas em prática hoje mesmo e comece o ano protegido, organizado e hacking free!

_______________________________________________________________________

Bruno Leonardo Michels
Software Engineer
bruno.michels@bravi.com.br
Veja o perfil completo

Carolina Knoll
Software Development Intern
carolina.knoll@bravi.com.br
Veja o perfil completo

William Grisa
Software Engineer
william.grisa@bravi.com.br

Veja o perfil completo