2016

10 maiores inovações tecnológicas de 2016?

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts divulgou uma relação das tecnologias mais inovadoras de 2016 que de alguma forma solucionaram algum problema grave ou abriram novas oportunidades para a sociedade. Confira as selecionadas:

Engenharia Imune

O nosso sistema imunológico é responsável por proteger o nosso corpo de doenças e infecções. Já a engenharia, é a aplicação do conhecimento com o intuito de melhorar o funcionamento de sistemas. Por isso, a engenharia aplicada à melhoria do sistema imunológico tem auxiliado estudiosos e cientistas na modificação de células para o combate de doenças terminais como o câncer.

Edição precisa de gene em plantas

Alterações nos genes das plantas vem tornando possível a criação de plantas mais resistentes à doenças e secas, bem como aumentando a sua capacidade de produzir frutos.

Interfaces conversacionais

A China criou uma interface que dispensa o uso de teclados, cliques e swipes. Agora para operar os seus dispositivos, tudo o que os chineses precisam é da sua própria voz. Esta interface é baseada na Tecnologia da Fala, ou Speech Technology.

tecnologia da fala

Fonte: Business Insider

Foguetes reutilizáveis

Até hoje, os foguetes lançados ao espaço eram destruídos em sua volta a Terra, mas isso está prestes a mudar. Foguetes reutilizáveis como o Falcon 9 são a tecnologia que precisávamos para reduzir substancialmente o custo de acesso ao espaço, já que, a maior parte deste custo é proveniente da construção do foguete.

Robôs que ensinam uns aos outros

Robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e evoluindo a cada dia. Mas a maior dificuldade apresentada por eles é a de manusear objetos comuns do dia a dia como é feito pelos humanos. Por isso, algumas tarefas ainda não podem ser delegadas à eles, como por exemplo, ajudar soldados nas linhas de frente em combates.  

tecnologia e robôs

Fonte: Jonatronix

Stefanie Tellex, professora de ciências da computação na Universidade Brown nos Estados Unidos, comentou que a diferença entre as pessoas e os robôs é que elas não têm dificuldade em realizar atividades simples do dia a dia pois já foram submetidas à um “processo de coleta de dados” chamado de infância. Por isso, ela explica que para que os robôs consigam realizar este tipo de atividade, eles também precisam ser submetidos à um processo intenso de aprendizado de dados.

Baseado nos seus estudos, a Tellex criou uma teoria que defende que para obter esta enorme quantidade de dados, os robôs poderiam aprender uns com os outros, ou seja, obtendo dados de outros robôs e se auto programando para manusear objetos do dia a dia. A teoria foi chamada de Million Object Challenge.

App Store de DNA

A empresa Helix, criou uma loja de aplicativos para compartilhamento de informações genéticas, isto mesmo, agora as pessoas poderão saber o que  seus genes dizem sobre elas, até mesmo as suas predisposições para contrair doenças, por exemplo.

GigaFactory de energia solar

A empresa americana SolarCity, está construindo uma das maiores fábricas de painéis solares do mundo em Nova York, que promete transformar a economia de eletricidade solar em residências. Para aqueles que não são familiares ao assunto, painéis solares são utilizados em empresas e residências para absorver os raios solares como forma de energia e transformá-los em eletricidade e calor para o ambiente.tecnologia e painéis solaresFonte: Electrek

Auto-piloto Tesla

A Tesla lançou um carro que contém um hardware que permite que o veículo dirija sozinho, de maneira segura, sob várias condições. A tecnologia foi lançada para proteger os passageiros, já que pode garantir uma segurança muito maior do que aquela que depende da condução humana.

Energia pelo ar

Pesquisadores da Universidades de Washington nos Estados Unidos desenvolveram uma tecnologia que permite que qualquer dispositivo conectado à internet se recarregue através do ar, isto mesmo, dispositivos podem ser recarregados através de sinais de rádio captados de TVs , celulares, outros aparelhos de comunicação ou sinais de Wi-Fi que estejam próximos.

Slack

O Slack é um software de comunicação empresarial que centraliza toda a comunicação da empresa em um lugar só, permitindo que profissionais troquem mensagens instantâneas entre si, conversem através de chat em pequenos grupos, compartilhem documentos e fotos, e ainda alterem documentos compartilhados.  

 

E agora, o que estará reservado para nós em 2017?

Uma dica: Fique de olho nos avanços em machine learning e análise de dados,  pois eles prometem revolucionar o relacionamento entre empresas e seus clientes.

Quer saber mais sobre análise de dados? Dê uma olhada no nosso Ebook!

 

Captura de Tela 2017-01-02 às 09.31.36

Source: MIT

_______________________________________________________________________

Faiga Fialho Schmidt
Marketing Team
faiga.schmidt@bravi.com.br
Veja o perfil completo